segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conceito Currículo e TIC

Tema : UnidadeIV
Sub-tema : Ativ.3
Cursista: Ivoneide



O currículo constitui um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. O não é apenas planificação ,mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias ´os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto , e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
O currículo é de natureza filosófica e política e não técnica. A primeira tarefa não é selecionar ou organizar experiências de aprendizagem , mas definir a finalidade da educação. Antes da definição de um currículo as sociedades devem interrogar- se sobres as intenções e funções sociais das escolas e quais os saberes relevantes em cada cultura que se deseja que os seus cidadãos possuam. A principal função de um currículo é assim , a de materializar estas intenções , tornando –as explicitas , isto é, susceptíveis de serem debatidas e conhecidas pelo conjunto da sociedade , e para poderem servir de orientação aos diversos agentes de intervêm na planificação e concretização do processo de ensino e aprendizagem.
A integração entre tecnologia e currículo , são dois temas inegáveis as potencialidades do uso educativos de tecnologias. E esse uso trará contribuições significativas á aprendizagem e isso só acontecerá quando estiver integrado a um projeto curricular com clareza da intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias. Esses dois fatores com certeza vão potencializar mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
Mas essas mudanças só irão acontecer se nós educadores passamos a compreendemos a concepção de currículo que desejamos trabalhar, identificando as características dentro das tecnologias que devem serem exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente definidos bem como entendemos que a questão determinante não e a tecnologias , mas a forma de encarar essa mesma tecnologia.
Daí a importância do desenvolvimento de projetos articulados que envolvam vários protagonistas do processo educacional. Acredito que projeto pedagógico da escola tem que estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez procura proporcionar o

Desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. A pedagogia de projetos propõe a nós educadores ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes auto-impostas e delinear um percurso possível que pode levar a outros , não imaginados. Mas para isso é fundamental repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos para a investigação de problemáticas que possam ser significativas para eles e repensar o papel do professor nessa perspectiva pedagógica , integrando as diferentes mídias e outros recursos existentes no contexto da escola.

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