segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conceito Currículo e TIC

Tema : UnidadeIV
Sub-tema : Ativ.3
Cursista: Ivoneide



O currículo constitui um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. O não é apenas planificação ,mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias ´os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto , e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
O currículo é de natureza filosófica e política e não técnica. A primeira tarefa não é selecionar ou organizar experiências de aprendizagem , mas definir a finalidade da educação. Antes da definição de um currículo as sociedades devem interrogar- se sobres as intenções e funções sociais das escolas e quais os saberes relevantes em cada cultura que se deseja que os seus cidadãos possuam. A principal função de um currículo é assim , a de materializar estas intenções , tornando –as explicitas , isto é, susceptíveis de serem debatidas e conhecidas pelo conjunto da sociedade , e para poderem servir de orientação aos diversos agentes de intervêm na planificação e concretização do processo de ensino e aprendizagem.
A integração entre tecnologia e currículo , são dois temas inegáveis as potencialidades do uso educativos de tecnologias. E esse uso trará contribuições significativas á aprendizagem e isso só acontecerá quando estiver integrado a um projeto curricular com clareza da intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias. Esses dois fatores com certeza vão potencializar mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
Mas essas mudanças só irão acontecer se nós educadores passamos a compreendemos a concepção de currículo que desejamos trabalhar, identificando as características dentro das tecnologias que devem serem exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente definidos bem como entendemos que a questão determinante não e a tecnologias , mas a forma de encarar essa mesma tecnologia.
Daí a importância do desenvolvimento de projetos articulados que envolvam vários protagonistas do processo educacional. Acredito que projeto pedagógico da escola tem que estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez procura proporcionar o

Desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. A pedagogia de projetos propõe a nós educadores ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes auto-impostas e delinear um percurso possível que pode levar a outros , não imaginados. Mas para isso é fundamental repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos para a investigação de problemáticas que possam ser significativas para eles e repensar o papel do professor nessa perspectiva pedagógica , integrando as diferentes mídias e outros recursos existentes no contexto da escola.

PROJETO- NOVAS DESCOBERTAS ATRAVÉS DA LEITURA E ESCRITAS

Atividade 2B Módulo IV
Nome Ivoneide Rodrigues da Silva


PÚBLICO ALVO:

Alunos de 3º ao 5ª ano do ensino fundamental.


Responsável pela elaboração: Ivoneide Rodrigues da Silva


Justificativa:


A leitura como prática social tem sido um objetivo de ensino. Nesse sentido, a leitura e a escrita são componentes dinâmicos, vinculados a um contexto social que não pode ser reduzido a um aprendizado técnico lingüístico e entendido como um fato neutro e linear, que resulta apenas em palavras e frases desconexas e sem sentido aparente para o leitor.
Muito, além disso, ler e produzir textos nas escolas deve estar associado a ação simbólica sobre o mundo , onde o aluno consiga constituir-se como um sujeito que pensa , sente e dialoga. Assim, ler é produzir sentido é estar contextualizado no texto, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escritas produzam reações , interação , e construção de subjetividade e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos , alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.


OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos alunos de 3º ao 5º ano do ensino fundamental o acesso á leitura de uma diversidade textual para desenvolver a linguagem oral e escrita.


OBJETIVO ESPECIFICOS:

- Proporcionar o hábito da leitura e da escrita.
- Compreender textos ouvidos ou lidos.
- Participar de diferentes situações de comunicação oral e escrita.


METODOLOGIA:

1º Momento:

- Selecionar diferentes tipos de textos : poéticos , jornalísticos ,contos de fada e assombrações , receitas , gibis , entrevistas , panfletos e informativos.

- Armazenar os textos em uma caixa.

- Atividade permanente de leitura como : hora da notícia e hora da curiosidade.



2º Momento :

- Reservar os primeiros vinte minutos do dia para esta atividade.
- Nas primeiras semanas o professor organiza os textos e solicita que os alunos leiam em voz alta.
- Após a leitura , solicitar que alguns alunos façam o comentários oral da leitura dos colegas.
- Quando os alunos estiverem familiarizados com a atividade no final de duas semanas , encarrega-los para trazerem as noticias de casa.

3º Momento:

- Oportunizar aos alunos a escolha de livros na biblioteca uma vez por semana.
- Levar os alunos ao laboratório de informática da escola para produzirem história em quadrinhos.
- Disponibilizar livros para os alunos lerem em casa.
- Construir um história seqüencial com o uso do Data Show e do computador em sala de aula.
- Premiar os alunos que melhor contarem a história com uso de microfone.


RECURSOS HUMANOS:

- Professor
- alunos.
- técnica do laboratório de informática.


RECURSOS MATERIAIS:

- Revistas;
- Livros;
- Laboratório de informática;
- Data show;
- Computador;
- Lápis;
- Borracha ;
- Papel sulfite;
- Cola ;
- Caderno;
- Fita crepe.


AVALIAÇÃO:


O processo avaliativo terá como instrumento principal a observação e será utilizado em duas dimensões : para o ensino aprendizagem ,sendo avaliado a atuação dos dois sujeitos envolvidos no processo e tomará forma mediante critérios.

1 – Aluno / Aprendizagem:

- Comprometimento;
- Participação;
- Dialogo;
- Produções orais e escritas;


2 – Professor / ensino aprendizagem:

- Reflexão da prática pedagógica;


Bibliografia:

-Brasil: Secretaria da Fundação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, ensino fundamental.

-Barbosa, José Juvenio. Alfabetização e Leitura. S. Paulo Cortez.1994

-Menozolla, Maximiliano e Sant Anna Elza Martins. Porque planejar? Como planejar?. Petrópolis: vozes,2000.