Professor : Ivoneide
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta aula tem como objetivo permitir que os alunos conheçam os principais mudanças que ocorrem no corpo das meninas e no corpo dos meninos durante a puberdade. Proporcionar também uma reflexão sobre outras mudanças que ocorrem nesta fase da vida: emocionais, psicológicas e comportamentais. Os alunos terão um primeiro contato com conceitos como puberdade, hormônios , glândulas , tecidos. Esses conceitos estão relacionados tanto à puberdade como aos sistemas reprodutor e endócrino.
Duração das atividades
100 minutos ( duas aulas )
Conhecimento prévios trabalhados pelo professor com o aluno
“Puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Essa aula não depende de conhecimento prévios trabalhados pelo professor em sala de aula, já que nesta aula irá trabalhar com os conhecimentos que os alunos têm sobre as mudanças e transformações do seu próprio corpo. Mais , que os alunos possam compreender melhor as questões relacionadas à puberdade , conceito de célula e órgãos . Sabendo que esses conhecimentos não são indispensáveis para a realização das atividades propostas nesta aula.
Estratégias
- Leitura
- Debate e discussão coletiva da turma e professor.
- Palestra com psicológico
Recursos
Caixas de perguntas, elaboradas na primeira aula, onde serão depositadas perguntas dos alunos referentes à puberdade , sexualidade e reprodução.
- Estudo direcionado.
- Dicionário ou livros didáticos que possuem conceitos relacionados ao sistema endócrino e à puberdade, tais como:
“ Ciências – o corpo humano “ de Carlos Barros de Wilson Paulino.Editora. Àtica.
“ Ciências e Educação Ambiental – o corpo humano “ de Daniel Cruz .Editora Àtica.
Ou qualquer outro livro didático ou paradidático que contenha conceito corretos relacionados a estes temas.
Atividade 1 – Transformações no corpo
Depois da palestra , professor deve expor para a turma imagens que mostram as mudanças que ocorrem no corpo dos meninos e das meninas durante a puberdade e pedir que os alunos percebam e citem as principais mudanças observados no corpo dos meninos e das meninas.
http://sobretudo.org/puberdade-masculina-mudancas-no-corpo.htmlhttp://adolescenciantiga.blogspot.com/2009/09/puberdade-o-que-e-puberdade-puberdade-e.htmlComentário:
Com essas imagens o professor deve esperar que os alunos percebam e citem as seguintes mudanças:
Mudanças nos meninos:
1- Crescimento em altura
2- Desenvolvimento dos pêlos pubianos
3- Alargamento dos ombros
4- Crescimento e engrossamento do pênis e da bolsa escrotal
5- Aparecimento do “ pomo de adão” ou “gogó”
Pode ainda comentar : engrossamento da voz e capacidade de ejaculação.
Mudanças nas meninas :
1- Crescimento em altura
2- Desenvolvimento dos pêlos pubianos
3- Alargamento dos quadris
4- Desenvolvimento das glândulas mamárias
Pode ainda comentar: modificação da voz e inicio da menstruação.
Atividade 2 – Caixa de perguntas: Finalizando a aula
Como a puberdade é um tema que pode gerar muitas dúvidas e polêmicas, trazemos e como sugestão a estratégias da Caixa de Perguntas, que começou a ser confeccionada na primeira aula deste bloco ( “ O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?”).
O professor deve explicar o que será realizado com a caixa confeccionada na aula anterior, falando que os alunos podem escrever suas dúvidas sobre a puberdade , a sexualidade e as transformações do corpo e inserir-las na caixa. O professor pode reforçar que os alunos não precisam se identificar.
O comando da atividade pode ser o seguinte:
Em uma folha separada, o aluno deve fazer perguntas sobre puberdade, que não foram respondidas na aula, que ele tem vergonha de perguntar pessoalmente, e deposite-as na caixa.( não é necessário o aluno por seu nome).
Avaliação
Nesta aula o professor pode recolher os questionários dos alunos para avaliação e pontuação das questões. O professor deve realizar a correção coletiva com a turma, podendo avaliar também se os alunos corrigiram seus questionários corretamente, levando em consideração os pontos discutidos em sala de aula. Podendo avaliar ainda a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.