quinta-feira, 24 de junho de 2010

Planejamento

DENGUE

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Obter informações sobre a Dengue e outras doenças infecciosas agudas também infectada pelo vírus e reconhecer medidas preventivas para evitar um problemas de saúde pública de todo o mundo.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos.

Conhecimento prévios trabalhados pelo professor

Saberes sócio – culturais sobre o tema .Noções sobre agentes infecciosos como vírus e sua transmissão.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Começa a aula apresentando as imagens e os tipos encontrados no Brasil explore o seu significado com os alunos.

Dica – Não explique imediatamente o que a imagem significa , pois provavelmente os alunos identificarão rapidamente que se trata da Dengue.

Dica ! – professor, você pode conseguir muitas imagem sobre como o mosquito Aedes aegypti e como se propagam e como dar a transmissão da doença .

Procure registrar no quadro os tópicos das informações que os alunos já conhecem a respeito da doença, sua origem , transmissão, etc.

Para trabalhar com as informações a respeito da Dengue que atualmente é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

ATIVIDADES

CONHECENDO MAIS DENGUE

http://www.youtube.com/watch?v=EBneUiBYBeE

Esta atividade pode ser realizada com toda a turma da aceleração para direcionar os questionamentos a respeito da Dengue, bem como explorar os conhecimento que os alunos já possuem a respeito do tema.

A partir das informações fornecidas no endereço sugerido acima ou a partir de outras pesquisas , professor prepara uma série de ficha com diversas perguntas, sugeridas abaixo. Prepara também um texto com respostas para essas perguntas.

As fichas com as perguntas deverão ficar dentro de um envelope.

Cada aluno retira uma pergunta e lê para a turma.

Se alguém sabe a resposta ( ou o próprio aluno ) poderá responder para que os colegas concordem ou discordem .

Depois de explorar as possíveis repostas dadas pelos alunos , o professor lê a resposta constante no seu texto , para verificar a correção do que foi falado e complementar com outras informações.

Dica ! – Se surgirem dúvidas ou questões novas a partir das perguntas das fichas, o professor anota essas questões no quadro.Caso não sejam abordadas pelas próximas perguntas , os alunos deverão anotar em seus cadernos para pesquisar posterior..

SUGESTÃO DE PERGUNTAS PARA AS FICHAS

1- O que e a Dengue?

2- Como é transmitida a doença ?

3- Quais são os sintomas da Dengue ?

4- Infecção da dengue é comum em humanos?

5- Como devemos agir se estivermos com os sintomas da Dengue?

6- A Dengue é uma doença transmissível?

7- Os tipos de Dengue ?

8- Como ocorre sua procriação ?

9- Como a infecção da dengue pode ser diagnosticada?

Atividade 01

HIPERTEXTO


Acredito que relevante a utilização da ferramenta de hipertexto na sala de aula.O trabalho do hipertexto pode impulsionar o aluno á pesquisa e á produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação , os usuários de hipertexto , participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos ,num sistema de colaboração , acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção.Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletivo do conhecimento.Os professores também podem e devem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.Em sua produção o aluno se refere a conhecimento antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.